img-feed img-feed-email

1969: O ano que o Galo parou as feras do Saldanha!!!



Dia 3 de Setembro de 2010. Há exatos 41 anos atrás, o GALO vencia a Seleção Brasileira por 2 x 1.Não poderia deixar essa data passar em branco. Foi um espetáculo onde Pelé, Tostão e Cia foram os coadjuvantes e Dario, Oldair e Cia os atores principais.Isto é história, um feito,uma glória. Um orgulho para nós, atleticanos.

A Seleção Brasileira tinha Pelé e Tostão no comando do ataque, tinha acabado de vencer o Paraguai no Maracanã por 1X0 feito que a gabaritava para a disputa da Copa do México de 1970. Mas a pergunta corrente entre todos os torcedores brasileiros era: "Esse time está pronto para a copa?" Enquanto toda a torcida brasileira ainda estava em dúvida; os atleticanos já tinham a resposta: "Não!"

De todas as seleções nacionais de futebol a mais vitoriosa é a do Brasil e de todas as seleções brasileiras, a campeã da Copa de 1970 no México é considerada por muitos especialistas a melhor seleção nacional que já se formou no mundo em todos os tempos. Foi esta equipe, tida como imbatível, que sucumbiu ante o Clube Atlético Mineiro no dia 3 de setembro de 1969
O retrospecto brasileiro contra times de futebol é impressionante:foram setenta partidas, com 51 vitórias, 14 empates e apenas cinco derrotas. Das cinco derrotas, duas foram para times brasileiros, sendo a primeira delas para o Atlético.

O Brasil fez oito amistosos preparatórios para a Copa do México, venceu sete e empatou apenas um, com a Seleção da Iugoslávia, depois, venceu os seis jogos eliminatórios, marcando 23 gols e sofrendo apenas dois. O sexto e o último jogo foi uma vitória de 3x1 sobre o Paraguai ante um público recorde de 183.341 torcedores no Maracanã. A Seleção Brasileira havia recuperado o orgulho perdido depois do fiasco na Inglaterra e se considerava pronta para ganhar o Mundial. Como fase final de preparação, o Brasil iniciou uma nova série de jogos amistosos, sendo o primeiro contra o Atlético, no Mineirão.

Na época, o Mineirão, inaugurado em 1965 era um estádio novo e moderno e o Atlético um adversário constantemente requisitado por seleções nacionais. Em dezembro de 1968 o Atlético venceu por 3x2 a Iugoslávia, que havia empatado com o Brasil. Em janeiro de 1969 o Atlético empatou com a Hungria por 2x2, em março de 1969 ganhou da Rússia por 2x1.

Do time do Brasil que disputou e venceu a final do mundial de 1970, nove titulares entraram em campo naquele dia, apenas Brito e Clodoaldo não faziam parte da equipe que perdeu para o Galo. O ataque do Brasil, que já contava com Gérson, Tostão, Pelé e Jairzinho, só conseguiu marcar uma vez contra o Atlético, mesmo assim, um gol impedido de Pelé que o juiz não anulou.


O Galo entrou em campo com a camisa da Seleção Mineira.


O técnico da Seleção não convocou os atleticanos Oldair e Dario, que na época estavam em grande fase. Além disso, havia uma rixa pessoal entre os dois lendários técnicos João Saldanha do Brasil e Iustrich do Galo. E essa rixa ficou ainda mais forte quando Iustrich afirmou que o Atlético venceria as "Feras de Saldanha" se as duas equipes se enfrentassem. Quase que imediatamente Saldanha aceitou o desafio.

Um bandeirão foi apresentado pela 'Massa' no dia do jogo. Este é o primeiro bandeirão que se tem notícia no futebol brasieiro. Patrocinado por Julio 'o mais amigo' dono de um supermercado bastante popular na época, o armazem do Julio, localizado em na rua Valdomiro Lobo em frente a Rodoviária(onde se localiza o supermercado EPA).




O clima de rivalidade entre o GALO e a Seleção era tão grande que na véspera do jogo que o Brasil enfrentou o Paraguai os jornais mineiros noticiavam: "Todo o Atlético está torcendo para a Seleção vencer." Mas o Galo também exibia uma insolência digna de poucos clubes de raça. Na quarta-feira 3 de setembro de 1969, o que viu em campo foi a impetuosidade, vestida não com a camisa alvinegra, pois a CBD não permitiu. O Galo foi obrigado a entrar no gramado com a camisa da Seleção Mineira.

A Massa lotou o Mineirão e logo aos dois minutos quase saiu o primeiro grito de gol do GALO. Dario passou por Djalma Dias e Joel e chutou forte, Félix saltou e mandou para escanteio. Na defesa, Oldair não permitia que Pelé e Tostão se entendessem. No meio-campo, Gerson e Piazza perdiam quase todos os lances para Amauri e Laci. O Galo queria jogo, ao contrário da Seleção. Sempre que podia As Feras de Saldanha esfriavam o jogo. Aos 30 minutos Dario inebriou a torcida ao descer despingolado pela esquerda. Passou por Joel e Djalma Dias e mandou o balaço. Félix defendeu e soltou nos pés de Tião, que chutou pra fora. Até então o goleiro Mussula do GALO não tivera maiores problemas com os atacantes da Seleção Brasilieira. Apenas uma vez Tostão chutou sem perigo.

Aos 40 minutos, Oldair roubou a bola e tocou para Humberto Monteiro que lançou Amauri. O ponta- de-lança invadiu a área e chutou uma bola sem defesa para o goleiro Félix. GALO 1X0. Era o sonho atleticano de derrotar a Seleção Brasileira que começava a se concretizar.

Só depois do gol atleticano que a Seleção Brasileira começou a procurar jogo. Já no segundo tempo, a Seleção marca no seu primeiro ataque logo aos 3 minutos. Carlos Alberto Torres cruzou a bola para Pelé, que impedimento marca 1X1. Depois de muita reclamação, o gol do Rei do Futebol é confirmado. Os jogadores do Atlético ficam revoltados: "Isso é armação, é armação.... não vão deixar agente vencer!"

Com o gol, a seleção avançou para o ataque, o Galo sentiu o golpe e a dificuldade que era enfrentar a melhor equipe de futebol de todos os tempos! Mas mesmo assim, com a ajuda da Massa, começou a equilibrar o jogo lá pelos 15 minutos da etapa complementar. E quatro minutos mais tarde, Dadá Maravilha ganha de Joel e Djalma Dias, e manda um balaço para o fundo das redes do goleiro Félix, Galo 2X1. O Mineirão quase vem a baixo. A Massa começa a agitar! E em campo só dá Galo.



A equipe de Saldanha se perde em meio aos gritos da Massa e o jogo envolvente do GALO. Diante do show de bola atleticano, os jogadores da Seleção Brasileira perdem a cabeça e Carlos Alberto Torres é expulso por reclamações e com jogador a menos o Brasil apenas joga para não levar mais gols, pois seria uma humilhação grande demais.

Aos 40 minutos do segundo tempo, a Massa começa a cantar: " Ai ai ai ai...., tá chegando a Hora.... " Como a vitória simples bastava ao Atlético, o time apenas rodava a bola ouvindo a torcida cantando “olé, olá, o nosso Galo tá botando pra quebrar” além de “1,2,3 o Brasil é freguês, 4,5,6, vem mais forte da outra vez” até que o juiz apitasse o fim da partida.

E com o apito final do juiz, o Galo fez que muito poucos puderam fazer: Derrotar a Seleção Brasileira de Pelé, Tostão, Gerson e cia! Em 13 de junho de 1972, houve outro jogo entre Galo e Seleção Brasileira. Entretanto, neste jogo não houve vencedores e nem gols. Por isso, o Galo é o único clube do mundo que enfrentou e venceu a seleção brasileira e ainda se mantém invicto. Só o GALO e mais ninguém!!!

Depois do jogo, enquanto Pelé criticava a torcida do Galo pela falta de patriotismo os jogadores do Atlético, que vestiam o uniforme da seleção Mineira por exigência da CBD, retiraram as camisas de Minas Gerais e deram a volta olímpica no gramado com as camisas alvinegras, que estavam sob o uniforme de Minas Gerais. As arquibancadas quase foram abaixo com o grito de Galo que todo o mundo conhece. No mesmo dia, iniciou-se a crise que levou a demissão do técnico João Saldanha, do comando da Seleção Brasileira, poucos meses depois, dentre outros motivos, porque Saldanha se recusava a convocar Dario, contrariando aos apelos da torcida e também do Presidente da República.

Vejam também um vídeo produzido pelo histórico CANAL 100:
http://www.youtube.com/watch?v=uVGC24Ud-jE



Atlético 2 X 1 Seleção Brasileira
Atlético: Mussula, Humberto Monteiro,Grapete, Vantuir, Oldair Lacy, Amauri e Lola, Beto, Dario e Tião
Técnico: Iustrich
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo(Everaldo); Piazza e Gérson(Rivelino); Jairzinho, Tostão(Zé Carlos), Pelé e Edu(Paulo César Lima).
Téc: João Saldanha
Data:03/09/1969
Local:Mineirão
Juiz: A Ferreira(Brasil)
Gols: Amauri(Galo) aos 40 minutos do primeiro tempo. Pelé(Brasil) aos 3 minutos do Segundo tempo e Dario(Galo) aos 19 minutos do segundo tempo.

FONTES: Site do Movimento 105,Web Galo,Site Oficial do Clube Atlético Mineiro e Galo Digital.


Não se apaga a história. E histórias foram feitas para serem contadas e nunca esquecidas.

VAMO PRA CIMA DELES GALO!!!

Brasileirão 2010 - Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão
 
▲ TOPO ▲
BlogBlogs.Com.Br